Aires Pereira apresentou o novo acesso pedonal a partir da Rua Rocha Peixoto que irá dotar utilizadores do Parque de Estacionamento e restantes munícipes de uma ligação mais direta e facilitada” ao Mercado Municipal, ao comércio local, à Praça do Almada e ao metro. Pelos seus espaços verdes e condições aprazíveis, este novo largo, além de área de passagem, servirá também de zona de convívio.

O Presidente da Câmara Municipal explicou que, graças a um investimento de 980 mil euros, conseguiu duplicar-se a capacidade do Parque de Estacionamento original, o qual conta agora com dois pisos e um total de 435 lugares. Ao todo, o centro da cidade da Póvoa de Varzim ganhou cerca de 700 lugares de estacionamento. Destes, mais de 200 lugares pertencem ao parque de estacionamento gratuito localizado junto ao Hospital, criado pela autarquia e utilizado de forma livre pelos poveiros há cerca de seis meses.

Como recorda Aires Pereira, “a Câmara Municipal investiu mais de 2 milhões de euros na valorização do Bairro da Matriz, na requalificação de vários arruamentos para aumentar os níveis de conforto, acessibilidade e qualidade de vida de todos os poveiros; não só dos que têm carro, mas também dos que têm deficiência motora, dificuldades de mobilidade, idosos, carrinhos de bebé… A pedonalização dos centros urbanos é, e vai continuar a ser, uma preocupação da autarquia, até porque a Póvoa de Varzim deve continuar a orgulhar-se de se assumir como um Município sem barreiras, acessível e inclusivo”.

Este novo Parque de Estacionamento será totalmente público e explorado pela autarquia, em regime low cost. De acordo com o Regulamento aprovado pelo Executivo na última reunião de Câmara, pendente de aprovação por parte da Assembleia Municipal, haverá uma discriminação positiva para os moradores que não têm garagem própria e residem num dos arruamentos intervencionados no Bairro da Matriz onde houve supressão de estacionamento, permitindo que através do Cartão de Residente possam ter acesso ao Parque de Estacionamento 24 horas.