O arquitecto, responsável pelo projecto do Parque da Cidade do Porto, participou numa das reuniões de Câmara do mês passado para explicar pessoalmente o seu projecto, que abrange uma área de cerca de 19 hectares e que envolve uma remodelação total da paisagem, com a criação de zonas com diferentes relevos, inserção de espécies arbóreas e a criação de percursos pedonais para a fruição, por parte das pessoas, de todo este espaço.

Com uma área global que ronda os 800 mil metros quadrados, o Parque da Cidade é composto por duas grandes componentes: uma desportiva, que já está concluída, e da qual fazem parte os campos de futebol de relva sintética e o Estádio Municipal, e uma área de lazer, onde se integra a intervenção paisagística agora aprovada.
Concluída que está a componente desportiva, avança-se agora para a concretização da fase seguinte e as perspectivas são optimistas, podendo o projecto de Sidónio Pardal estar concluído até ao final de 2007. A Câmara Municipal apresentou, há cerca de dois meses, uma candidatura para o financiamento da obra, que rondará um investimento superior a cinco milhões de euros e, ainda este ano, deverá ser aberto concurso público para a sua execução. O financiamento, proveniente da concessão da zona de jogo, poderá abranger 80 a 90 por cento do custo previsto para a obra.
O projecto de intervenção paisagística vai envolver a criação de um lago, com cerca de dois hectares, a construção de caminhos pedestres, com 20 paragens, constituídas por clareiras e estruturas de granito a imitar ruínas, que conferem à paisagem um sentido poético e proporcionam lugares de descanso e de pausa numa caminhada. Para proteger toda esta área do ruído da estrada e para que esta fique inserida num verdadeiro espaço natural, será necessário intervir a nível do relevo do terreno, que será elevado, plantando-se, posteriormente, as espécies arbóreas que acabarão por compor uma verdadeira barreira visual e acústica em relação à cidade e às estradas vizinhas.
Pela sua dimensão, o Parque da Cidade é um projecto ambicioso e inovador, que dotará a Póvoa de um espaço privilegiado de contacto com a natureza, a par de um local com todas as condições para a prática desportiva, quer informal, quer de competição.
Os campos de relva sintética, inaugurados no ano passado, são a estrutura desportiva mais recente do Parque e constituem um verdadeiro caso de sucesso, tendo sido utilizados, desde Setembro do ano passado até ao final do mês de Março, por mais de 21 mil pessoas.