O Primeiro-Ministro, António Costa, presidiu a esta cerimónia que contou com a presença do Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, e do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que procederam à assinatura do contrato interadministrativo de delegação e partilha de competências entre o Estado e a Área Metropolitana do Porto (AMP), com vista à implementação do PART.

Pela área metropolitana, assinou o documento o Presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, a quem coube também a apresentação do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos.

A partir de 1 de abril, o novo passe Andante Metropolitano custa no máximo 40 euros mensais por utente e permite viajar em todos os operadores de transportes públicos na AMP. É também criado um passe municipal (até 3 zonas), válido para os 17 concelhos que integram a AMP, com o custo de 30 euros para viagens dentro do concelho ou até três zonas contíguas.

O passe único será válido nos 17 concelhos da AMP, integrada pelos municípios Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia.

Em representação do concelho da Póvoa de Varzim, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, esteve presente nesta cerimónia.