O pontapé de saída nas festividades será dado pela Apropesca, com a realização do IV Peixe do Nosso Mar, de 11 a 14 de julho. Sardinha assada, marisco, polvo, espadarte, espetadas de lulas, raia frita, porco assado, bifanas, caldo verde e rabanadas são as iguarias prometidas pela organização, sempre acompanhadas pela melhor música poveira.

Na quinta-feira, dia 11, a festa tem início agendado para as 19h30 e irá contar com a animação do DJ Canossa, noite dentro. A hora de abertura mantém-se na sexta-feira, dia 12, desta feita com música de Francisco Nova, a anteceder nova presença do DJ Canossa.

No fim-de-semana, o evento também abre para almoço, às 12h00. No sábado, dia 13, o Peixe do Nosso Mar recebe as atuações da Academia Sport Dance, do Grupo Ballet e Hip Hop e da Escola das Caxinas e o ritmo do DJ Paulo Lopes. A tenda abre para jantar às 19h30, com palco reservado para Francisco Nova e nova presença do DJ Paulo Lopes. No domingo, a animação estará inteiramente a cargo do DJ Marko, tanto ao almoço (12h00) como ao jantar (19h30).

Concluída a primeira etapa do Póvoa ao Ar Livre, o Auditório da Lota irá receber as festividades promovidas pelo Grupo Tricanas Poveiras (18 a 21 de julho), Varzim Sport Club (25 a 28 de julho), Paróquia da Matriz (1 a 4 de agosto), Leões da Lapa (8 a 11 de agosto), Juvenorte (14 a 18 de agosto), ACD Mariadeira (22 a 25 de agosto), Póvoa Futsal (29 de agosto a 1 de setembro) e Comissão de Festas Boa Viagem (5 a 8 de setembro), respetivamente.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim convida-o a participar ativamente nestas nove semanas cem por cento poveiras, desfrutando assim, em família, dum verão ao ar livre cheio de festa, música, convívio e do melhor que a gastronomia regional tem para oferecer.