São elas: Ciclovia da marginal; Ciclovia do Parque da Cidade à Marginal; Ciclovia da Circular Urbana da Cidade (Via B); Ciclovia das escolas à Marginal e Ciclovia de Penalves ao centro cívico. Um passeio de bicicleta a 9 de junho de 2019 marcou a inauguração destas ciclovias.

A Ciclovia da Marginal permite percorrer a cidade (do limite sul até ao Parque Bruno Alves, no Alto Martim Vaz), junto à praia.

A Ciclovia da Circular Urbana da Cidade resulta da adaptação/reconversão da estrutura viária da Av. 25 de Abril, potenciando a utilização desta via, de modo seguro e confortável para as bicicletas. Esta ciclovia vai até ao limite da nossa cidade com a cidade vizinha.

A ciclovia do Parque da Cidade à Marginal tem por base a estruturação de um corredor urbano, impulsionando o uso de bicicletas enquanto transporte alternativo.

Outra ciclovia é a que liga a zona das escolas à marginal da cidade. Tendo como referência o núcleo escolar central, a obra contemplou a adaptação da estrutura viária existente, fomentando a utilização segura e confortável da bicicleta nas deslocações pelo interior da cidade segundo uma perspetiva utilitária, quer por parte da população escolar, quer, de um modo geral, por parte da população residente na área consolidada da zona norte/nascente da cidade. Aprovado no âmbito do Aviso para a apresentação de candidaturas n.º NORTE-06-2016-19, este projeto, cujo custo total foi de € 101.606,91, beneficiou de uma comparticipação financeira do FEDER –  Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no montante de € 86.365,87 (85% do investimento).

Com esta rede é pretendido impulsionar o uso de bicicletas enquanto transporte alternativo, nomeadamente pela comunidade escolar, através do desenvolvimento de uma rede de ciclovias urbana.

Em fase de execução, a Ciclovia da cidade a Balasar, que vai resultar da requalificação e valorização do ramal ferroviário Póvoa de Varzim – Vila Nova de Famalicão, atualmente desativado, prosseguirá este investimento nas pessoas e na promoção de modos suaves no concelho, que em tempo de pandemia são efetivamente modos mais seguros, através de uma ligação pelo coração das freguesias do concelho.

No ano passado, a Semana Europeia da Mobilidade deu mote a várias iniciativas de sensibilização da população no sentido de tornar a cidade mais sustentável e saudável.

Ainda no âmbito da aposta na mobilidade sustentável, o Município da Póvoa de Varzim produziu dois folhetos (modos suaves e ciclovias) e dois vídeos (modos suaves e ciclovias) informativos e de sensibilização à adoção de novos hábitos e em proveito do bom ambiente.