Organizado pelo Grande Colégio em parceria com a Associação de Pais e Amigos da EB1 Nova e com o Pelouro da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o evento contou com a participação de crianças de estabelecimentos de ensino do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Mais de 1500 crianças mostraram as suas máscaras pela Praça do Almada, Rua da Junqueira, Rua dos Cafés e Largo do Passeio Alegre. Algumas fantasias são irreconhecíveis para as gerações mais velhas: Mashas, Lilybuds, Porquinhas Pepa ou Winks. São desenhos animados que fazem as delícias dos mais pequenos no Canal Panda e que, por esta altura, muitos gostam de imitar. Outras máscaras são clássicas: Minnies, Super-Homens, princesas, polícias, Batman. As crianças encarnaram as suas personagens e durante o percurso foram interpretando os seus papéis enquanto dançavam, brincavam e acenavam aos pais e avós que os foram acompanhando ao longo da manhã.

À noite, no Axis Vermar Hotel, a Escola de Música também festejou o Carnaval e os protagonistas foram 350 alunos e os seus professores. Devidamente vestidos à altura da ocasião, a Orquestra de Cordas e Iniciação Musical interpretou o medley Batatoon, Abelha Maia, Hino da Champions e Dartacão; o Coro 1º/2º/3º GRAUS cantou The Lion Sleeps Tonight. Hakuna Matata e Ovelha Choné; a Orquestra de Sopros um medley de cartoons e Brazil; os professores e funcionários da Escola de Música encantaram com a interpretação da música vencedora do Festival da Canção “Telemóveis”, de Conan Osíris, e “Toda a Noite”, do Toy; o Coro 4º/5º Graus cantaram Meet the Flinstones, The Addams Family e The Pink Panther; o Coro Juvenil Pró-Música Mamma Mia e Somebody to Love.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente nesta Gala de Carnaval divertindo-se com as excelentes interpretações dos jovens artistas.

Mas, antes do início do fim de semana de Carnaval, as comemorações já tinham chegado ao Salão Paroquial de São Pedro de Rates. Os utentes seniores das instituições particulares de solidariedade social e dos Centros Ocupacionais vestiram-se a rigor e brincaram ao Carnaval na companhia da Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva.

Os adultos também vão ter direito à sua festa. Hoje, entre as 21h00 e a 1h00, além dos desfiles espontâneos que já são tradição, na Avenida dos Banhos e no Passeio Alegre vai haver música para que possa divertir-se com a sua família e amigos. Fantasiado ou não, entre no espírito do Entrudo e brinque ao Carnaval.