A vila de São Pedro de Rates volta a ser o local escolhido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para celebrar o Dia Internacional do Idoso.

As comemorações vão ter início com a Celebração de Eucaristia, às 11h00, na Igreja Românica, seguida de Almoço de confraternização no Centro de Artesanato. O almoço vai contar com a animação do cantor poveiro Manuel Moura, contribuindo para que este seja um momento de convívio e diversão.

A Beneficente, Centro Social Paroquial de Aver-o-Mar, Centro Social de Bem-Estar de S. Pedro de Rates, Centro Social Bonitos de Amorim, Centro Social Paroquial de Terroso, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Associação de Reformados Poveiros e Fundação Alexandrina de Balasar são as instituições do concelho que vão participar na comemoração da efeméride.

Foi em 1999, por recomendação da Organização das Nações Unidas, que se começou a comemorar o Dia Internacional do Idoso, como forma de reconhecimento do envelhecimento da população mundial, facto que pode significar também uma possibilidade de amadurecimento dos atos e das relações sociais, económicas, culturais e espirituais da humanidade em geral.