Cada uma destas embarcações de pescadores, na sua saída para o mar, no fim do dia 7 de junho, levou consigo sacos resistentes chamados “big bags” com os quais os pescadores fizeram a recolha voluntária de lixo marinho recolhido nas redes durante a sua atividade de pesca habitual e ainda do lixo produzido pela embarcação.

A partir da madrugada do dia 8 de junho, todos os sacos da recolha de lixo foram trazidos pelas embarcações no regresso ao Porto da Póvoa, onde a equipa do projeto NetTag iniciou o seu papel de quantificar e classificar o lixo recolhido sem que nenhum item seja perdido ou descartado durante todo o processo.

Organizado pela Associação Pró – Maior Segurança dos Homens do Mar em parceria com o projeto coordenado pelo CIIMAR NetTag – “Tagging fishing gears and enhancing on board best-practices to promote waste free fisheries”, este evento contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e da DocaPesca.

A ação pretendeu sensibilizar o público para a origem do lixo marinho e para a sua prevenção e recolha. Os principais benefícios associados a estas ações de recolha de lixo incluem a redução do lixo marinho e os impactos ambientais negativos correspondentes, e a publicidade positiva para os pescadores. Além da remoção do lixo esta ação tem a função de consciencialização e monitorização. Esta é a primeira vez que um evento deste tipo é implementado em Portugal e conta com a participação de dezenas de pescadores parceiros do projeto, que diariamente detetam lixo marinho nas suas redes.

O “Clean Ocean Day” é um evento inspirado no conceito de “Fishing for Litter” mas, ao contrário do conceito original, este evento tem como principal objetivo reunir, quantificar e classificar o lixo produzido a bordo e o lixo marinho recolhido nas redes, durante 1 dia de pesca normal.