As inscrições já se encontram abertas, devem ser efetuadas através do endereço eletrónico arquivomunicipal@cm-pvarzim.pt e têm o custo de €10. Ricardo Bessa Teixeira, da Associação Portuguesa de Genealogia, será o formador nas quatro sessões que compõe o curso (dias 3 e 10 de dezembro e 7 e 14 de janeiro, das 21h00 às 22h30).

Ricardo Bessa Teixeira nasceu em 1974 e é professor desde 1997. Os seus principais interesses de investigação centram-se no domínio da genealogia, história de família e história local, sendo investigador sócio da Associação Portuguesa de Genealogia (A. P. G.) e do Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto.

O curso tem como primordial objetivo ensinar o formando a dar os primeiros passos e a organizar uma pesquisa genealógica, nomeadamente no que diz respeito à pesquisa de fontes, organização dos registos, tratamento e recolha da informação. Pretende, também, dotar os formandos dos instrumentos necessários para a pesquisa das suas raízes familiares e construção da sua própria árvore genealógica através dos documentos de arquivo.