O espetáculo vai realizar-se a 29 de julho, sábado, às 21h45, no Cine-Teatro Garrett.

Alexander Melnikov licenciou-se no Conservatório de Moscovo na classe de Lev Naumov. Como um dos seus momentos musicais mais determinantes em Moscovo, figura o seu primeiro encontro com Svjatoslav Richter, que logo o convidou para se apresentar em Festivais na Rússia e França. Foi galardoado com importantes prémios em concursos tão eminentes como o Concurso Internacional Schumann em Zwickau (1989) e o Concurso Musical Reine Elisabeth de Bruxelas (1991).

Conhecido pelas suas opções musicais e programáticas por vezes invulgares, Alexander Melnikov enveredou por uma longa carreira interpretativa historicamente informada desde muito jovem. As maiores influências neste campo são de Andreas Staier e Alexei Lubimov.

A associação de Alexander Melnikov com a etiqueta ‘harmonia mundi’ surgiu através da sua regular parceira em recital, a violinista Isabelle Faust. Em 2010, a gravação integral das sonatas de Beethoven para violino e piano valeu-lhes um Gramophone Award e o Prémio ECHO Klassik da Alemanha. Este CD, que se tornou pedra-de-toque para estas obras, foi também nomeado para um Grammy. Na sua mais recente gravação, interpretam as sonatas de Brahms para violino e piano.
A gravação dos Prelúdios e Fugas de Shostakovich por Melnikov foi galardoada com o Prémio da revista BBC Music, com o Choc da Classica e o Jahrespreis der Deutschen Schallplattenkritik. Em 2011, foi também nomeada pela revista BBC Music como um dos “50 Greatest Recordings of All Time”.

Esta 39ª edição do FIMPV é organizada pela Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os apoios estruturantes da Direcção-Geral das Artes (Ministério da Cultura), da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Turismo de Portugal, I. P., bem como de patrocínios e serviços de diversas empresas, ao abrigo de Lei do Mecenato.

Estão à venda em www.bol.pt e no Cine-Teatro Garrett (bilheteira 10h30 – 12h30 / 15h30 – 17h30), os bilhetes para os concertos do Festival. O ingresso, por espetáculo, custa 3,00 € e há ainda a possibilidade de adquirir bilhete passe para todos os espetáculos por 25,00 € e a brochura por 5,00 €. Os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre. Nos dias dos concertos, também pode comprar os bilhetes nos locais onde se realizam (Auditório Municipal, Igrejas Matriz e Românica de S. Pedro de Rates), a partir das 20h30.

Consulte o programa completo aqui.