Henrique Torrinha, presidente da Federação, alertou para os benefícios do desporto e da competição na vida de um jovem. “Actualmente, são inúmeras as solicitações negativas que os jovens têm que enfrentar. O desporto e a competição afastam a juventude de maus vícios”, continuou. Para Henrique Torrinha “no nosso país é muito difícil compatibilizar a alta competição com o ensino superior” embora, alcançar este nível de ensino pode tornar-se mais fácil para os atletas, já que “o desporto impõe regras e espírito de equipa, ferramentas úteis também no estudo”, explicou o presidente da Federação. Na selecção Sub-20, exemplificou Henrique Torrinha, “apenas dois atletas, de 20, não frequentam o ensino superior”. No que diz respeito à colaboração da Câmara Municipal, o presidente da Federação sublinha que “seremos mais ricos se tivermos mais parceiros e a Póvoa de Varzim tem sido uma óptima aliada”.

Aires Pereira, vice-presidente da Câmara Municipal e vereador do Pelouro do Desporto, confessou-se “um fã do Andebol” tendo sido, inclusivamente, jogador da modalidade. O autarca explicou que o protocolo pretende “dar formação aos professores que acompanham as 4500 crianças que frequentam as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Modalidades como o Badmington, o Futebol, o Voleibol, a Natação e o Basquetebol já são abordadas nestas aulas. O objectivo é incluir definitivamente o Andebol na formação desportiva destas 4500 crianças”, afirmou Aires Pereira. Sensibilizar os jovens para a prática do Andebol e captá-los para a competição é também uma das finalidades desta promoção da modalidade. Segundo o vice-presidente, “é importante prevenir para não ter que tratar. Hoje em dia os jovens deparam-se com todo o tipo de influências negativas e o desporto é a maior arma no combate a maus vícios”.

Aires Pereira lembrou, ainda, duas competições, fruto do empenho da autarquia na divulgação do desporto: o Campeonato Inter-Freguesias, que conta com 5500 jovens inscritos, e o Plano de Promoção do Atletismo, que de Outubro a Junho envolve, quase todos os domingos, mais de 500 atletas. “Nos dias em que vivemos, podemos desinvestir de tudo, menos da formação e educação dos jovens. Estas devem ser sempre a prioridade. Só assim se pode dar como bem empregue o dinheiro dos munícipes”, frisou Aires Pereira.