Para além da sexta posição na classificação geral, a Póvoa de Varzim destaca-se em quarto lugar a nível nacional no primeiro critério de análise, de disponibilização e atualização da informação nos sítios web, e pela segunda posição nacional entre os municípios de média dimensão, apenas ultrapassado pelo portal da Câmara Municipal de Vagos.

A cerimónia de entrega de prémios, realizada na passada quarta-feira, contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, que entregou a reputada distinção ao Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

Este estudo, que visa distinguir os dez municípios que funcionam como exemplo das melhores práticas de apresentação online, é responsabilidade da Universidade das Nações Unidas, através da sua Unidade Operacional em Governação Eletrónica (UNU-EGOV), em parceria com o GÁVEA – Observatório da Sociedade da Informação da Universidade do Minho e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Vila Nova de Cerveira foi o município premiado com o primeiro lugar no ranking global. Em segundo ficou o município de Murça e em terceiro o de Cascais. O top-10 fica completo com os municípios da Maia, Vagos, Póvoa de Varzim, Miranda do Douro, Caminha, Arcos de Valdevez e Porto.

Este resultado reflete ainda o trabalho realizado com a estrutura e o formato do anterior portal, que vigorou até 30 de agosto deste ano. Com a nova cidade digital, a Póvoa de Varzim tem olhos voltados para o amanhã, um futuro prometedor para todos os utentes, com conteúdos mais atualizados, maior facilidade de utilização e acessibilidade, mais serviços online e maior participação integrada de toda a comunidade.

Inovar no Presente, Garantir o Futuro é o lema e consequência direta disso mesmo, assentando o Portal Municipal na garantia de uma eficiente apresentação de conteúdos: mais rápida, com maior interação e dinamismo, com um design que desperta empatia, personalidade e estabilidade no utilizador e com uma maneira de estar que vai ao encontro de todas as gerações, adotando comportamentos de leitura arrojados, inovadores, irreverentes, mas igualmente estáveis e coesos, com distinção, criatividade, dinâmica e elegância, sempre sem perder rigor no conteúdo e informação.

A presença na Internet dos municípios portugueses tem vindo a ser alvo de análise do GÁVEA desde 1999. Esta é já a décima edição deste estudo e apresenta os resultados das avaliações efetuadas entre novembro de 2018 e maio de 2019 aos 308 portais municipais das Câmaras Municipais portuguesas.

Os resultados agora apresentados, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, têm como objetivo sinalizar e fomentar as boas práticas e exemplos de sucesso na prestação de serviços aos cidadãos, através da distinção de municípios bem-sucedidos na forma se apresentam na web, como prestam serviços à comunidade, como abrem as possibilidades de interação dos cidadãos e das empresas e nas ferramentas com vista à participação nos assuntos de interesse comum.