As inscrições decorreram até 13 de Outubro e os participantes têm agora até 9 de Novembro para entregar os seus trabalhos, que devem obedecer a características muito especiais: a execução do postal deve ser individual e feita com vista à reutilização e reciclagem de matérias da categoria de resíduos sólidos e, claro está, respeitando a quadra natalícia. Terminando o prazo de entrega, os postais estarão expostos na Casa da Juventude até finais de Dezembro.

A 10 de Novembro, o júri, constituído pelo Vereador do Pelouro do Ambiente e pelo Chefe de Ambiente e Serviços Urbano da Câmara Municipal e ainda um Técnico de Sensibilização da SERURb, reúne-se para a atribuição dos três primeiros prémios. Em conta vão ter a diversidade dos materiais utilizados, a adequação, a criatividade e a originalidade.

O postal vencedor vai ser alvo de tratamento gráfico para posterior publicação e divulgação, sendo que alguns exemplares vão ser distribuídos na escola de proveniência do participante vencedor e outros irão ser utilizados pela Câmara Municipal. O vencedor do 1º prémio recebe ainda uma trotinete eléctrica. O segundo vencedor recebe também uma trotinete eléctrica e ainda um kit pedagógico em CD. O terceiro vencedor recebe, igualmente, um kit pedagógico. A todos os participantes vai ser entregue um diploma de participação.

Das escolas que aceitaram o desafio fazem parte o Grande Colégio da Póvoa de Varzim, com 58 inscrições, o Colégio de Amorim, com 42 inscrições, a EB1 dos Sininhos, com 157 inscrições e o Centro Social Bem-Estar de S. Pedro de Rates com 124 inscrições.

Esta é a segunda edição deste concurso e insere-se no âmbito do Plano de Actividades de Educação Ambiental 2006/2007, para a sensibilização ecológica e ambiental dos mais novos.