A autora da obra, Cristina Castro, falou desta coleção “A Doçaria Portuguesa”, composta por cinco volumes, divididos por zonas geográficas: Norte, Centro Norte, Centro Sul, Sul e Ilhas, com o objetivo de facultar ao público o mais abrangente inventário da doçaria portuguesa contemporânea.

A apresentação do primeiro volume, “Norte”, esteve a cargo da Vereadora do Pelouro de Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Lucinda Delgado. Este retrata as atuais especialidades doceiras de cada concelho nortenho, num total de mais de 150 doces. De origem popular ou conventual, famosos ou não e mais antigos ou mais recentes, os doces incluídos neste livro traduzem uma laboriosa investigação em busca da origem dos doces, da história de quem os faz e dos melhores locais para os provar.

O evento foi acompanhado por uma requintada Mesa de Natal, montada pela decoradora Teresa Gomes, que também abordou a doçaria poveira associada a esta época. A iniciativa contou igualmente com uma prova de doces típicos poveiros, que fez as delícias dos presentes.