O concurso Delícia de Rabanada, promovido há doze edições e aberto a particulares e estabelecimentos comerciais, tem finalidades concretas: fixar este doce como uma referência da gastronomia local; estabelecer e divulgar os critérios de uma verdadeira Rabanada à Poveira; incentivar os estabelecimentos a manter, durante todo o ano, esta sobremesa nas suas ementas e, claro, dar a oportunidade à população de provar as melhores entre as melhores.

Este ano os premiados foram Restaurante Snack-Bar Funchal (1º classificado), Restaurante Os Três Rapazes (2º classificado) e Restaurante 31 de Janeiro e Maria da Conceição Carvalho Moreira (3os classificados). A apresentação e o sabor do doce foram os itens a ter em conta pelo júri. Nesta edição, o júri teve dificuldade em escolher os premiados visto a elevada qualidade das 19 Rabanadas apresentadas a concurso.

Paralelamente, decorreu a Feira da Rabanada. Os doces tradicionais poveiros que concorreram ontem ao primeiro lugar e doces premiados em edições anteriores – onde também estavam incluídos doces premiados na categoria Criatividade (entretanto extinta do concurso) – puderam ser adquiridos pelo público. O lucro das vendas irá reverter a favor do Centro Social e Paroquial de Navais, Instituição Particular de Solidariedade Social sorteada ontem, no final da Feira da Rabanada.

A tarde dedicada às deliciosas rabanadas foi organizada pelo Posto de Turismo e decorreu no Museu Municipal.