Esta reunião decorreu durante o dia de ontem, 22 de novembro, no Diana Bar, e contou com a presença da Vereadora do Pelouro do Ambiente, Andrea Silva.

Os participantes, cerca de 50 pessoas, foram sobretudo técnicos das autarquias com praias galardoadas (costeiras ou fluviais), que fizeram o balanço da época balnear 2016 e prepararam já a próxima época. Para além disso, estiveram presentes todos aqueles que de alguma forma estão envolvidos nesta causa da sustentabilidade do turismo como os gestores e técnicos de empreendimentos turísticos, autarcas, técnicos, organismos estatais, não-governamentais e todos os que se identificam com esta motivação.

O Município da Póvoa de Varzim fez uma apresentação sobre a sua experiência no que diz respeito à implementação do Programa Bandeira Azul.

O Programa Green Key – Boas Práticas Ambientais em Hotelaria (destinado a empreendimentos turísticos, parques de campismo, alojamento local, restaurantes e, claro, as Câmaras Municipais) também foi debatido nesta sessão de trabalho.

A Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), sendo membro efetivo da Fundação para a Educação Ambiental (FEE), desenvolve atividades nas áreas de educação e sensibilização ambiental, gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais, através de programas como a Bandeira Azul, Eco-Escolas, Jovens Repórteres para o Ambiente, ECOXXI e Diploma Chave Verde.

Pretendeu-se com o evento fazer uma análise sobre o impacto do desenvolvimento deste Programa de Educação Ambiental nos empreendimentos aderentes, mas em simultâneo promover sinergias para que outros empreendimentos possam vir a aderir a este programa num futuro próximo, particularmente os empreendimentos da região do Norte.