Depois do Arraial Poveiras, do Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, e da Festa da Francesinha Colegial, organizada pela Paróquia da Matriz, chegou agora a vez dos Leões da Lapa FC oferecerem à cidade um festival gastronómico repleto de petiscos, tradição e animação cultural.

Realizada anualmente desde 2007, a Festa do Mar convida os poveiros a experimentarem algumas das iguarias mais procuradas do município, como são os casos da sardinha assada, das espetadas de lula e camarão da costa, da sapateira recheada, do polvo cozido, entre outros pratos apetecíveis que serão servidos durante os três dias da festividade.

A organização abrirá portas para almoço (12h30) e jantar (19h30) e não faltarão atuações musicais, folclóricas e etnográficas. Na sexta-feira à noite, os Leões da Lapa vão apresentar as Rusgas do Bairro Sul 2016, em infantis, casados e seniores. Este desfile é uma ótima oportunidade para os emigrantes que não tiveram a felicidade de assistir às rusgas por altura das festas de S. Pedro e para todos os aficionados desta atração cultural as poderem reviver.

Sábado será dia de música ao vivo, com um concerto dum grupo popular poveiro a animar a noite. Domingo, atuará o Rancho Tricanas da Lapa com as “modinhas poveiras”, que vão fechar em festa esta 9ª edição do evento.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim convida-o a participar ativamente nesta iniciativa cem por cento poveira e assim desfrutar em família dum verão ao ar livre cheio de festa, convívio e diversão. Depois de terminada a Festa do Mar, o Póvoa ao Ar Livre continuará a encher semanalmente o Auditório da Lota, com a realização da Festa da Sardinha, do Convívio Varzinista e dos Sabores de Verão, apresentados pela Juvenorte, Varzim SC e ACD Mariadeira e GR Regufe (estes dois últimos em conjunto), respetivamente.