De domingo, 9 de setembro, a terça-feira, 18 de setembro, celebra-se, na Póvoa de Varzim, a tradicional Festa de Nossa Senhora das Dores. A organização das Festas é da responsabilidade da Confraria de Nossa Senhora das Dores.

O início da festa está agendado para o dia 9, com a girândola de morteiros e repique de sinos, às 10h00 que marcam o começo da Missa Dominical, com cânticos pelo Coro de Nossa Senhora das Dores, às 10h30, na Igreja de Nossa Senhora das Dores. Às 18h30 terá início o Septenário de Nossa Senhora das Dores que será celebrado todos os dias, à mesma hora, com Missa às 17h00. O Sermões das missas vão ser proferidos pelo Frei Luís Gonçalves, Padre Franciscano dos Capuchinhos de Barcelos.

No sábado, dia 15, a girândola de morteiros e o repique de sinos voltam a soar em tom de festa. À noite, às 22h00 poderá assistir ao 1º Arraial Noturno, com a exibição do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Beiriz e do Rancho Folclórico das Carvalheiras de Argivai. Este momento é seguido do Grande espetáculo de fogo-de-artifício, às 23h45.

No dia 16, domingo, logo às 7h30 haverá a celebração da Eucaristia, depois às 10h00 voltam a ouvir-se a Grândola de morteiros e o repique de sinos. A Missa Solene cantada pelo Coro de Nossa Senhora das Dores, com Sermão está marcada para as 10h30. Às 16h00 será o ponto alto desta festa com a saída da Grandiosa Procissão, da Igreja da Nossa Senhora das Dores presidida pelo Rev.º Pároco da Matriz, Dr. António Torres, com acompanhamento da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e da Banda Musical da Póvoa de Varzim. O itinerário da procissão será o seguinte: Largo das Dores, Rua Dr. Fernando Barbosa, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua dos Cafés, Passeio Alegre, Avenida dos Banhos, Rua Elias Garcia, Rua António Graça e Avenida Mousinho de Albuquerque, regressando ao Largo das Dores.

No mesmo dia, à noite, às 22h00 acontece o 2º Arraial Noturno, com a exibição do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura e do Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”.

No dia 17, segunda, às 9h00, terá início a tradicional Feira da Louça. Na terça-feira, dia 18, às 16h00, dá-se o início da tocante cerimónia do Beija-Mão da Senhora, com encerramento às 23h00.