A candidatura poveira foi uma das únicas seis seleccionadas entre as 165 concorrentes ao prémio, que distingue projectos inovadores em termos de qualidade, respeito e intervenção no espaço público e integração no meio paisagístico envolvente, contribuindo para uma valorização da actividade turística.
O arranjo urbanístico do Porto de Pesca, que recuperou para a cidade e para o turismo uma área degradada junto ao mar, conquistou, assim, o reconhecimento merecido com esta menção honrosa. Em 1997 foi concluída a requalificação da parte mais a sul, com a criação de uma zona pedonal e de uma pista para bicicletas, dois parques infantis, zonas de restauração, um anfiteatro ao ar livre, um parque de estacionamento, armazéns para os pescadores e um monumento de Jaime Azinheira às pescadeiras. O projecto, de Victor Mogadouro, teve depois continuidade no arranjo do largo do Casino, também da sua autoria. Em 2004 deu-se por concluída a intervenção no Porto de Pesca poveiro com o ajardinamento de várias zonas que ainda se encontravam em terra batida, a implantação de um monumento ao pescador, da autoria de João Cutileiro, a criação de mais iluminação e a construção de um painel de azulejos, da autoria de Fernando Gonçalves, com personagens e cenas da vida poveira.
A extensa área do interior do Porto de Pesca contém, actualmente, uma série de equipamentos de lazer que o transformaram num local privilegiado para um passeio à beira-mar, longe das memórias de dias mais trágicos para os pescadores que ali encontravam abrigo depois da perigosa entrada na barra. Sobretudo para as crianças, não faltam formas de passar o tempo, uma vez que ali foram construídos parques infantis para várias idades, havendo, além disso, também rampas para a prática de desportos radicais, já para adolescentes.
Pela profunda transformação na paisagem que esta obra implicou e pelo facto de ter recuperado a ligação da Póvoa e das suas gentes com o mar, agora de uma forma diferente, o arranjo urbanístico do interior do Porto de Pesca só poderia ter sido distinguido neste Prémio Turismo.
O vencedor do Prémio Turismo foi a recuperação urbanística do Cais de Gaia, em Vila Nova de Gaia.