Entre a terra e o mar, que, inicialmente, mais não eram do que o sustento das comunidades que aqui se instalaram, a Póvoa de Varzim foi evoluindo até se transformar numa terra procurada pelas suas praias, pelos banhos de mar e por todo um ambiente cosmopolita, animado pelo jogo, pelo teatro, pela música, pelos chás dançantes e bailes que animavam a burguesia abastada que aqui procurava uma forma diferente de passar os meses de Verão.

Hoje em dia, a par do comércio, o Turismo e as actividades com ele relacionadas constituem uma das principais fontes de receita dos poveiros, pelo que importa apoiar e dinamizar esta vocação turística do concelho. A imagem de uma cidade jovem, à beira-mar, com equipamentos variados, com um património histórico e cultural interessante é um valor que se quer preservar e divulgar.
As obras realizadas um pouco por todo o concelho transformaram a Póvoa, tornando–a num destino ainda mais apetecível para turistas nacionais e estrangeiros. No início deste ano, uma dessas obras foi mesmo distinguida com uma menção honrosa na primeira edição do Prémio Turismo, promovido pelo Instituto Português do Turismo. O arranjo do interior do Porto de Pesca foi uma das únicas seis seleccionadas entre as 165 concorrentes ao prémio, que tinha por objectivo distinguir projectos inovadores em termos de qualidade, respeito e intervenção no espaço público e integração no meio paisagístico envolvente, contribuindo para uma valorização da actividade turística.
Do conjunto de acções que a Câmara tem, mais recentemente, desenvolvido para incentivar o sector do Turismo, destacam-se o apoio ao artesanato local, a realização de visitas educacionais para profissionais do sector e a realização de encontros com os representantes das unidades hoteleiras do concelho, com o objectivo de desenvolver programas turísticos conjuntos com estas entidades privadas.
As duas primeiras visitas educacionais decorreram no final do mês de Março e reuniram guias intérpretes e recepcionistas de hotéis locais, agentes que lidam diariamente com o turista e a quem importa fornecer o máximo de informação sobre os recursos do concelho.
Quanto ao encontro com representantes de unidades hoteleiras locais, decorreu em Abril e dele saíram várias propostas a concretizar ao longo do ano, nomeadamente a renovação de todo o material promocional turístico, como mapas e roteiros de visita ao concelho, a candidatura ao programa Piqtur, que permitirá apoiar um calendário de eventos culturais e desportivos e a participação da Póvoa na Semana Portuguesa em Genebra.
No encontro foi também apresentado o Projecto Educacional para Operadores Turísticos e Agentes de Viagem Espanhóis, aos quais será oferecida estadia e um programa de animação, com a duração de dois dias, para que possam conhecer a cidade e o concelho.
A autarquia comprometeu-se ainda a promover iniciativas, como a dinamização de restaurantes e a divulgação da gastronomia local através do concurso “Sabores Poveiros, a decorrer entre Outubro e Dezembro. No dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, terá início o “Mês Sénior”, que consiste na inclusão de programas de animação, financiados pela autarquia, nos pacotes de alojamento disponíveis nos diferentes hotéis e residenciais do concelho.
O regresso da iniciativa “Na Rota da Francesinha Poveira” e o apoio ao artesanato, com a presença de artesãos no Posto de Turismo da Esplanada do Carvalhido, durante os meses de Verão, foram outras das propostas apresentadas e que colheram o apoio dos representantes dos hotéis presentes no encontro.
Recentemente, foi também aprovada a adesão à Cooperativa Turel, vocacionada para o turismo religioso, ampliando a rede de contactos do munícipio com vista a captar novos públicos.