A sessão de inauguração da exposição decorreu ontem à tarde e contou com a presença do Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira e Luís Diamantino.

O Presidente da Câmara revelou que o Município abraçou o Projeto Mundo na Escola do Ministério da Educação porque somos “um concelho que acreditamos nas escolas e acreditamos que a formação dos jovens para tornar a nossa terra e o país melhor tem que ser feita nos estabelecimentos de ensino”.

A este propósito, Aires Pereira disse que “temos cultivado um bom relacionamento com as escolas de modo a tornar a vida na escola cada vez mais atrativa e que os nossos meninos gostem de a frequentar”.

Neste sentido, divulgou que “ficamos muito contentes pelos resultados obtidos pelas nossas escolas nos rankings. As escolas são edifícios e sem os profissionais que nelas trabalham, sem a dedicação dos professores não adianta investir milhões de euros nos equipamentos. Existe um relacionamento diferente entre o Município e as escolas, na Póvoa de Varzim”, constatou o edil.

O Vice-Presidente e Vereador da Educação e Cultura transmitiu que a exposição está disponível para visitas de escolas de dentro e fora do concelho da Póvoa de Varzim. Para o efeito, basta fazer a marcação, junto do Museu ou da Câmara Municipal.

O espaço está preparado para fazerem experiências simples baseadas no livro de Rómulo de Carvalho, que podem ser realizadas em qualquer sítio com aquilo que temos à mão.

“Esta é uma oportunidade que todos poderão ter e, com certeza, irão gostar”, constatou Luís Diamantino.

Ana Eiró, em representação do Ministério da Educação, revelou que “estamos a fazer, pela primeira vez, uma exibição ligada a uma Câmara Municipal. Foi-nos dito que era uma Câmara fantástica e por isso é que estamos aqui”.

Explicou que “o modelo que utilizamos ao longo de dois anos letivos neste programa do Ministério da Educação “Mundo na Escola” foi colocar a exposição nas escolas. E, de facto, em dois anos letivos percorremos 45 escolas de Portugal continental estando duas semanas em cada escola”.

“Descentralização e rentabilização do potencial que existe é o principal objetivo do Ministério da Educação através deste projeto”, transmitiu Ana Eiró, acrescentando que se pretende que os jovens percebam porquê que as coisas acontecem, encontrando as explicações através das experiências realizadas.

Veja algumas imagens da inauguração.