Por ocasião desta data, o Centro Regional de Informação das Nações Unidas para a Europa Ocidental coordenou uma iniciativa, à escala europeia – e à qual a Póvoa de Varzim fez questão de aderir – no sentido de iluminar edifícios ou monumentos icónicos de cidades por todo o mundo a azul, a cor simbólica da ONU.

O trabalho desenvolvido em sede das Nações Unidas é igualmente relevante para o equilíbrio do sistema de poder local, especialmente no contexto do Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Em relação a este último ponto, e por estar ciente da necessidade das cidades trabalharem em rede para se tornarem mais seguras, resilientes e inclusivas, o Presidente da Câmara Municipal participou recentemente também numa plataforma promovida pela ONU “Local 2030”. O Município da Póvoa de Varzim continuará a colaborar ativamente com redes de cidades, fóruns de regiões e organizações europeias e internacionais que promovam o espírito de solidariedade e a partilha de boas práticas.