Foram cerca de 160 jovens, para além de professores, líderes associativos e técnicos de juventude, que conversaram sobre oportunidades de aprendizagem, trabalho ou voluntariado em países aderentes ao programa Erasmus+.

A Semana Europeia da Juventude (SEJ), nesta edição subordinada ao tema «O nosso futuro nas nossas mãos», é uma iniciativa da União Europeia, através das agências nacionais para o programa Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade, juntamente com a rede Eurodesk, que se realiza de 2 em 2 anos.

O programa Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. Os programas na área da Juventude destinam-se a jovens entre os 14 e os 30 anos de idade, técnicos de juventude, pessoal e membros de organizações ativas no sector da juventude.

A Eurodesk é uma rede europeia de centros de informação que oferece informação e oportunidades de âmbito internacional a jovens. Presente em 38 países, os multiplicadores Eurodesk, levam a cabo a missão da rede: “Sensibilizar os jovens sobre oportunidades de aprendizagem, mobilidade, financiamento e participação, incentivando-os a tornarem-se cidadãos ativos.”

O Ponto Eurodesk do Município da Póvoa de Varzim, localizado na Casa da Juventude, encontra-se disponível, para ajudar os jovens e organizações do concelho, a identificar e usufruir das oportunidades disponibilizadas pelos programas e fundos europeus nos domínios da Juventude e do Desporto.