Este é, sem dúvida, um motivo de orgulho para a autarquia poveira como referiu Macedo Vieira, Presidente da Câmara, esta manhã, durante o anúncio, em conferência de imprensa, da distinção.

Na 2ª edição do Prémio Turismo, a Póvoa de Varzim conquistou uma Menção Honrosa na categoria “Ambiente Praia”. “Só duas cidades receberam em dois anos consecutivos prémios, Guimarães e Póvoa de Varzim”, reforçou Macedo Vieira, que viu a praia da Póvoa ser reconhecida como “um modelo a seguir” pelo Presidente do Instituto de Turismo de Portugal, Luís Patrão, aquando da entrega de prémios, realizada ontem, em Lisboa.

Com o projecto “Valorização da Frente Marítima da Póvoa de Varzim”, a candidatura da Póvoa foi escolhida entre as 36 candidaturas a concurso, nesta categoria. O júri distinguiu a praia da Póvoa pelas suas “infra-estruturas e serviços básicos”, assim como pelos seus “equipamentos e serviços de grande valor acrescentado que enriquecem a experiência do seu utilizador”.

Diploma Prémio Turismo 2ª edição

No seu conjunto, esta categoria, “Ambiente Praia”, premeia a melhor intervenção integrada num apoio de praia marítima, que oferece as melhores condições para um usufruto da máxima qualidade àqueles que a frequentam. Entre os factores de avaliação para atribuição do prémio constam a qualificação dos recursos (acessibilidades, qualidade do serviço, educação ambiental); a qualidade das infra-estruturas e dos equipamentos (estrutura física, arquitectura interior, higiene e segurança) e o aproveitamento do potencial turístico e integração no meio em que se insere.

ambiente_de_praia01

Entre as 125 candidaturas a concurso, nas áreas “Ambiente Praia”, “Ambiente Campo” e “Ambiente Cidade”, 81 eram projectos públicos e 44 projectos privados, representando um investimento total de 315 milhões de euros.

ambiente_de_praia03

Para a categoria “Ambiente Praia” foram apresentadas 36 candidaturas onde, para além da Póvoa de Varzim, foram distinguidas com menções honrosas o projecto “A Vida é Bela – Ambiente Beach”, do Algarve, e o projecto “Praia da Rocha – Baixinha Nascente”.

ambiente_de_praia02

Ganhou o 1º Prémio um outro projecto, também relativo à Praia da Rocha.

Uma vez mais, é reconhecido o empenho da autarquia na requalificação e valorização da cidade, sendo este prémio entendido como “estímulo e incentivo para que a Câmara Municipal continue a sua aposta no Turismo”, concluiu Macedo Vieira.