A RTP associou-se ao Dia Nacional do Mar poveiro e esteve presente no Porto de Pesca. O apresentador Jorge Gabriel, do programa “A Praça”, passou a manhã a recolher histórias genuínas sobre a resiliência e a força dos pescadores poveiros e as dificuldades vividas no mar.

Foram entrevistados o Mestre Filipe Rajão, Abel Coentrão, jornalista e argumentista do documentário “A um mar de distância”, Bernardino Bicho, pescador sobrevivente ao acidente da embarcação “Mar Nosso”, Alzira Flores, viúva dum pescador, José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens no Mar e Eurico Martins, diretor da Delegação Norte da Docapesca.

Consulte algumas imagens do evento e veja ou reveja o programa “A Praça”.

Ainda da parte da manhã, a EB 2/3 de Aver-o-Mar recebeu o Vice-Presidente da Câmara Municipal e Presidente da Comissão Municipal de Toponímia, Luís Diamantino, que orientou a tertúlia “O Mar na Toponímia Poveira”.

A atividade pedagógica, dirigida a uma sala cheia de alunos da escola, foi alusiva à cultura marítima patente na Toponímia Poveira e visou a evocação dos lugares, feitos, heróis e personalidades ligadas ao Mar e à comunidade piscatória.

Ao início da tarde, perante uma plateia cheia de estudantes Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, José de Azevedo contou as “Histórias do Mar da Póvoa”. Este abordou os mares e os costumes da comunidade piscatória poveira, numa conversa informal e dinâmica.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino também marcou presença e aproveitou a oportunidade para lembrar algumas personalidades da terra cujos feitos ainda hoje marcam a nossa história.

A celebração do Dia Nacional do Mar culminou, ao final da tarde, na Biblioteca Municipal. O espaço foi pequeno para receber todos os interessados na promoção e lançamento do livro “Os Braços da Lancha”, de José Peixoto, e do filme documental (DVD) com o mesmo título, da autoria de Manuel Martins, José Peixoto e Paulo Pinto. A apresentação das duas obras foi feita pelo Vice-Presidente da autarquia, Luís Diamantino.

O livro “Os Braços da Lancha” pretende resgatar a história de 25 anos de navegações da Lancha Poveira do Alto Fé em Deus, com a voz da memória dos tripulantes e outros braços que, de uma forma ou de outra, contribuíram na travessia do tempo entre o bota-abaixo a 15 de setembro de 1991 e os dias que correm. Por seu lado, o filme documenta uma viagem a Santiago de Compostela por mar, ria e rio, feita pela Lancha Poveira. Uma peregrinação marítima inaugurada pela Fé em Deus.

A sessão contou com  um momento poético por Aurelino Costa que, acompanhado pelos sons da guitarra de José Peixoto, deu voz à “Ladainha das Lanchas”, de António Nobre.

O Dia Nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou e vigor a 16 de novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros nº83/1998, de 10 de julho, como o Dia Nacional do Mar.