A iniciativa realizou-se no âmbito do evento internacional de Networking – Business Rail, a ter lugar em Portugal entre os dias 27 de novembro e 1 de dezembro, promovido pela AJEPC – Associação de Jovens Empresários Portugal-China e impulsionada pelo CIC – Centro Internacional de Cultura, com o apoio da Federação Sino PLPE.

Em representação do município poveiro, a Vereadora deu as boas vindas a todos os presentes transmitindo-lhes que a Câmara Municipal os “recebe com todo o gosto”. Lucinda Amorim revelou que o Município faz uma grande aposta no tecido empresarial do concelho, anunciando que o jantar contava com a participação dos representantes das seguintes empresas poveiras: Energy, RCM Etiquetas, Otiima, A Poveira e Carnes São José. Neste sentido, proporcionou-se uma oportunidade dos empresários do nosso concelho darem a conhecer o seu negócio aos empresários chineses.

O grupo de negócios BNI Winner da Póvoa de Varzim também marcou presença no jantar, bem como o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento.

O Presidente da Associação de Jovens Empresários Portugal – China, Alberto Carvalho Neto, começou por agradecer à autarquia poveira pelo apoio e transmitiu que o objetivo deste encontro é promover a comunicação entre os diferentes empresários, dar a conhecer as suas empresas e surgirem novas ideias de negócio.

O Business Rail começou em Lisboa com a partida das delegações estrangeiras rumo ao Porto numa carruagem exclusiva, sendo que nas paragens entraram empresários locais que depois seguiram até ao Porto, onde se desenrola o resto do evento. A dinâmica da viagem impele os empresários a mudar de companhia a cada paragem do comboio, assim permitindo o maior número de contactos possível e o estímulo da sua rede de networking.

Os restantes dias são preenchidos com eventos de networking com o tecido empresarial local em colaboração com as respetivas Câmaras Municipais solidificado pelas visitas às empresas que são organizadas. Há ainda espaço, para que cada um dos empresários participantes possa fazer uma pequena apresentação da sua empresa ou oportunidade de negócio.