A distinção realizou-se no passado dia 29 de novembro, no âmbito do XIX Congresso Nacional de Gestão do Desporto, no qual o Município poveiro também esteve em destaque com comunicação sobre “Boas práticas em gestão desportiva”  com o tema Programas Regulares da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, por Bruno Albuquerque.

O Programa Município Amigo do Desporto constitui um grupo de boas práticas de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.

Trata-se também, de um sistema de reconhecimento público de boas práticas, através da atribuição do Galardão “Município Amigo do Desporto”.

As candidaturas refletem a intervenção dos municípios, nomeadamente em relação aos seguintes itens: a organização, o planeamento desportivo e a dimensão económica; as instalações e as organizações desportivas existentes; os eventos de atividade física, desportivos e de formação; os Programas de atividade física e desportivos; as estratégias e práticas de promoção da sustentabilidade ecológica e da eficiência energética; as Práticas de desporto solidário e a promoção da ética desportiva e dos valores; as parcerias existentes; a Realidade Desportiva e de prática regular de atividade física; o cumprimento da legislação e a implementação de estratégias de marketing, comunicação e inovação.

Em todo o país forma reconhecidos 88 municípios, pertencentes a todos os distritos e às duas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O programa tem o apoio institucional do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, tendo estado presente na cerimónia o Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude.