Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Póvoa de Varzim é uma autarquia familiarmente responsável

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim foi considerada pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis como uma das Mais Familiarmente Responsáveis e distinguida através da entrega de uma bandeira.

Notícias

Póvoa de Varzim é uma autarquia familiarmente responsável

Póvoa de Varzim, 22.11.2018

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim foi considerada pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis como uma das Mais Familiarmente Responsáveis e distinguida através da entrega de uma bandeira.

A Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva, recebeu a distinção, numa cerimónia que se realizou, ontem, 21 de novembro, no Auditório da Fundação CEFA, em Coimbra.

O Município poveiro foi uma das quatro autarquias reconhecidas no distrito do Porto. Para a designação de autarquia familiarmente responsável foram analisadas duas vertentes: Medidas de Apoio às Famílias do Município e Medidas de apoio aos seus colaboradores em termos de conciliação entre trabalho e família.

As boas práticas verificam-se aos mais diversos níveis: apoio à maternidade e paternidade; apoio a famílias em situação de fragilidade social; serviços básicos; educação e formação; rede municipal de transportes; saúde; apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade; medidas de conciliação entre trabalho e Família para os funcionários autárquicos.

O Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis nasceu em 2008, com objetivos mais vastos e procurando criar sinergias positivas para todos os municípios nacionais: dar visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias; potenciar a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros e colocar ao dispor das autarquias uma equipa pluridisciplinar, constituída essencialmente por pessoas da área da sociologia, psicologia, assistência social e familiar e economia que, com experiência nos âmbitos da família e das autarquias possam contribuir positivamente para a avaliação de medidas nesta área, quer previamente quer a posteriori.

A ambição do OAFR é contribuir para que todas as autarquias de Portugal desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a Família, garantindo-lhes o pleno exercício das suas responsabilidades e competências, e prevenindo as situações de risco e vulnerabilidade.

A missão do OAFR é promover, junto das autarquias, a partilha de conhecimento das necessidades e problemas das famílias, para a implementação de políticas que lhes deem resposta de forma abrangente, de modo a favorecer um tecido social coeso e que garanta a renovação geracional e a sustentabilidade do País.