O ACeS Póvoa de Varzim e Vila do Conde tem por missão a prestação de cuidados de saúde primários à população, otimizando os recursos com vista à obtenção de ganhos em saúde com qualidade e segurança. Pretende ser reconhecido como um serviço de referência na prestação de cuidados de saúde de proximidade, oferecendo acessibilidade, qualidade técnica e de serviço, equidade, ética, eficácia e eficiência. Quanto ao Conselho da Comunidade assegura a articulação do ACeS e propõe ações de educação e promoção da saúde e de combate à doença.

A presidência deste Conselho alterna de três em três anos e após estar à frente deste grupo de trabalho durante este período, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, passou a pasta à edil de Vila do Conde, Elisa Ferraz.

O autarca reafirmou que a sua grande preocupação no que diz respeito à saúde dos poveiros e dos vilacondenses é o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde. Aires Pereira reprovou a falta de uma decisão por parte do Governo muito embora o Centro Hospitalar continue a conseguir um bom desempenho apesar das instalações que o autarca qualifica como “deploráveis”. Os bons números do Centro Hospitalar têm sido obtidos à custa do empenho da sua equipa, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, que são excelentes.

No decorrer da reunião foi apresentado um estudo acerca da incidência da tuberculose nos dois concelhos. Infelizmente, a Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão no lote de concelhos onde, no Norte, há mais casos. A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio. É contagiosa e atinge sobretudo os pulmões, mas pode também atingir outros órgãos e outras partes do nosso corpo, como os gânglios, os rins, os ossos, os intestinos e as meninges. Existem fatores de risco associados, consumo de álcool ou drogas e pobre nutrição são apenas dois exemplos, e Aires Pereira partilhou a sua preocupação relativamente a este assunto que não constituiu uma novidade para o autarca que afirmou que o maior número de casos pertence à comunidade piscatória.