O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, acompanhou o jornalista Amadeu Araújo durante toda a emissão, entre as 9h00 e as 11h00. Com um painel diversificado de convidados, cerca de 12, o programa contou ainda com animação musical por parte da Banda Musical da Póvoa de Varzim.

Aires Pereira agradeceu “a oportunidade de uma vez mais podermos mostrar aquilo que temos feito e o que é a Póvoa de Varzim, localizada no norte de Portugal”, referindo como “principal novidade deste ano mostrarmo-nos como alternativa àquilo que os turistas demandam hoje quando vêm até ao Porto”.

A este propósito, o edil advertiu que “não podemos esquecer que o ano passado aterraram no Aeroporto de Sá Carneiro cerca de 8 milhões de pessoas para passar uns dias nesta região. E, por isso, o resultado este ano é muito bom. Desde abril, os nossos hotéis estão esgotados, o alojamento local também está esgotado, ou seja, a Póvoa está bem e recomenda-se. Temos tido oportunidade, em conjunto com várias entidades da Póvoa de Varzim, de contar com animação praticamente todos os dias para que as pessoas disponham de programas de caráter cultural, desportivo e lúdico. Em suma, é um sítio onde se recomenda vir e há sempre alguma coisa para fazer mesmo quando o sol não aparece”.

Um dos parceiros da autarquia na animação deste Verão é o Casino da Póvoa e Susana Saraiva deu conta da programação que tem atraído muita gente. Também Paulo Sousa, Presidente da Banda Musical da Póvoa de Varzim, deu nota das atuações neste período, quer integrando as procissões do concelho quer no âmbito da Feira do Livro, entre outros.

Antero Rodrigues, da Real Irmandade da Nossa Senhora da Assunção, falou das Festas que atraem milhares de pessoas à nossa cidade.

E sobre as Festas da Assunção, Aires Pereira referiu que “todos os poveiros, não só da cidade, mas também das freguesias, vêm às Festas. É o dia maior da Póvoa de Varzim”, constatou, destacando a procissão como o momento alto das festividades: “tenho muitas dúvidas que hajam procissões com esta dimensão e imponência no país”.

O Presidente da Câmara falou ainda da importância do Turismo no nosso concelho e consequente investimento que tem sido feito ao logo dos quase 18 quilómetros de costa. Referiu-se aos passadiços e novos acessos criados a norte do concelho, bem como ao investimento que será feito na Marina da Póvoa como polo dinamizador da cidade. Para além disso, dispomos de equipamentos ímpares a nível desportivo como o Campo de Golf, o Campo de Tiro, a Piscina Olímpica e o Pavilhão Municipal, que permitem que hajam eventos no concelho ao longo de todo o ano e trazer as pessoas até nós mesmo no Inverno.

Na vertente desportiva, João Mariz, Presidente da Assembleia Geral do Varzim Sport Club, Caldeira Figueiredo, Presidente do Clube Desportivo da Póvoa, e Nelson Pereira – CDP, Campeão Nacional de Futevólei (dupla com Miguel Pinheiro) deram nota da realidade poveira em algumas das vastas modalidades praticadas no concelho.

Foram ainda convidados do “Praia a Praia”: José de Azevedo (tradições poveiras e gastronomia), Ricardo Cadilhe (Casa Favais – comercialização de artigos para o mar), Manuel Silva (Horpozim – importância setor hortícola no concelho), Maria da Luz (Better Skin – camisolas poveiras), Brito Pinheiro (O Poveiro), Augusto Areias (Náutico Bar) e Olindina Novo (Projeto IN Póvoa – Uma praia para todos).