Estes galardões são uma iniciativa do Jornal Água&Ambiente e Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), que premeiam a excelência da água que chega à torneira dos consumidores.

A atribuição dos selos é uma das novidades da 7ª edição dos Prémios de Qualidade dos Serviços de Águas e Resíduos, que vão ser entregues na 8ª Expo Conferência da Água, a realizar-se nos próximos dias 26 e 27 de novembro, no Hotel Lagoas Park, em Oeiras.

A cerimónia oficial de entrega de prémios está agendada para as 16h30. Esta 8ª Expo Conferência da Água contará com a presença de Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, na sessão de encerramento agendada para as 18h30.

Acompanhando a universalidade da regulação da ERSAR, pela primeira vez, serão atribuídos os Selos de Qualidade de Serviços, que visam alargar o número de potenciais premiados, valorizar e prestigiar as entidades gestoras e promover a melhoria contínua e procura da excelência dos serviços prestados”, revela o portal Ambiente online, que divulgou já no Dia Nacional da Água (1 de outubro) a lista das 61 entidades contempladas com este selo de autenticação de qualidade atribuído mediante uma análise quantitativa e qualitativa da informação, constante nos relatórios anuais dos serviços de águas e resíduos em Portugal divulgados pela ERSAR.

As entidades distinguidas são maioritariamente dos distritos do Porto, Lisboa e Faro. Coimbra, Setúbal, Braga, Castelo Branco, mas também Santarém, Leiria, Aveiro, Viana do Castelo e Viseu têm algumas entidades reconhecidas com o selo de qualidade.

Subordinada ao tema Soluções para a Sustentabilidade do Sector da Água, a 8.ª Expo Conferência da Água visa debater as grandes questões que assumem papel de destaque no panorama nacional da água, dirigindo-se a autarcas, consultores, advogados, professores universitários, administradores de entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água e saneamento, bem como profissionais com interesse na temática.