252 291 502 é o número que deve registar no seu telemóvel e para o qual deve ligar sempre que se deparar com um animal errante que esteja a precisar de cuidados veterinários.

A inauguração da Ambulância Animal decorreu no sábado, no Auditório da Lota, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, bem como dos parceiros do Município neste projeto, os Bombeiros Voluntários, o Hospital Veterinário da Póvoa de Varzim, a Animar e A Cerca – Abrigo de Animais Abandonados.

O autarca lembrou que a Póvoa de Varzim foi pioneira ao acabar com a eutanásia no seu canil, “mesmo antes da lei que proíbe o abate em canis municipais ter sido aprovada em 2016”. Aires Pereira, de facto, mostrou-se sensibilizado com o bem-estar animal desde o início do seu primeiro mandato. O protocolo efetuado com A Cerca – que garante apoio financeiro à associação para que os animais por ela acolhidos tenham acesso aos cuidados básicos (alimentação, higiene e saúde) – é prova disso mesmo. O aumento do CROAC – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia para albergar mais animais e o projeto para uma Clínica para esterilização de cães e gatos (que está em execução), quer errantes, quer aqueles que pertencem a famílias sem condições financeiras de procederem à cirurgia são mais dois exemplos da recente política de proteção animal da autarquia.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu a disponibilidade dos Bombeiros Voluntários e o seu espírito de abertura para esta nova valência. O corpo afeto à Ambulância Animal recebeu formação para acolher da melhor forma os animais feridos e transportá-los em segurança até um dos dois parceiros: Hospital Veterinário da Póvoa de Varzim e Animar. Aires Pereira não deixou de agradecer o empenho e a prontidão como ambos aceitaram este novo desafio. E, finalmente, o autarca agradeceu à associação A Cerca pelo trabalho desenvolvido em prol da causa animal. Será d’A Cerca o encargo de custear os cuidados de saúde que os animais recolhidos pela Ambulância necessitem, dar-lhes, depois de tratados, um lar que se espera temporário e de tentar encontrar-lhes um lar definitivo junto a uma família responsável e carinhosa.

O autarca lançou, ainda, a campanha “Adoto um animal, com estima!” e, por isso, alguns cães do CROAC marcaram presença na cerimónia. Através desta campanha pretende-se sensibilizar a população para a adoção de animais através do canil municipal ou d’A Cerca. Veja alguns dos cães disponíveis nesta fotogaleria mas lembre-se que há dezenas de cães e gatos à espera de uma casa além desta pequena amostra.