Um evento com destaque na agenda cultural da nossa cidade, “um dia de felicidade singular para a comunidade poveira e para a Dr.ª Conceição Nogueira” como referiu Luís Diamantino, Vereador do Pelouro da Cultura, que não pode deixar de enaltecer, publicamente, o excelente trabalho realizado pela actual directora do boletim e expressar o seu contentamento pela escolha feita, “não me enganei porque este era o lugar certo, para a pessoa certa, no tempo certo. Este era o seu tempo”, manifestou o vereador.

Sob a direcção da professora Conceição Nogueira, este número 41 do Boletim Cultural procura respeitar a configuração gráfica iniciada e prima pela originalidade temática, o rigor informativo, contextualização histórica e ilustração adequada. A nova directora desta publicação começou por referir estes princípios que orientaram a coordenação do livro e evocou Manuel Lopes, a quem dedica a nota de abertura desta edição, “a sua imagem incita-nos a olhar o presente como um degrau para o futuro”, afirmou a professora referindo-se ao seu grande amigo. Conceição Nogueira lembrou ainda os três directores que a precederam, Fernando Barbosa, Flávio Gonçalves e Monsenhor Amorim, contactando de muito perto com os dois últimos, e dos quais seguiu a mesma linha de orientação, e aproveitou o momento para evocar a esposa e irmã de Flávio Gonçalves, presentes na sessão.

boletim 01

A escolha do retrato de Gomes de Amorim para a capa do boletim pretendeu assinalar os 180 anos do nascimento do notável romancista, poeta e dramaturgo, nascido em Aver-o-Mar e autor da mais completa biografia de Almeida Garrett. No seguimento desta ideia, integra-se o artigo de abertura, “Póvoa de Varzim na historiografia literária: Garrett, Eça, Camilo, Régio, Gomes de Amorim”, da autoria de J. M. da Cruz Pontes, Professor da Universidade de Coimbra, onde se destacam as referências à Póvoa de Varzim no obra do escritor averomarense (1827-1891). Também o segundo artigo, da autoria de Manuel Gomes da Torre, Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, relembra “Bernardino Gomes da Ponte, o esquecido poeta de Aver-o-Mar (1851-1917)”. “Dois artigos com uma unidade literária, geográfica e temporal que merece ser assinalada e se coadunam com a escolha da capa”, revelou a directora do boletim referindo-se também à contra-capa onde figura “A Moliceira”, obra do conhecido artista plástico Silva Porto.

Subjacente à selecção dos artigos que integram esta publicação esteve o pressuposto de reunir textos de natureza diferente (literária, económica, social, ambiental, religiosa e educacional) que contribuam para um melhor conhecimento da nossa terra e para a História da Póvoa de Varzim e sirvam de estímulo para que surjam novos investigadores interessados no estudo destas e de outras áreas, manifestou Conceição Nogueira, lembrando a importância da Biblioteca Digital da Imprensa Periódica Poveira, abrangendo 79 títulos publicados entre 1870 e 1980, disponíveis na Biblioteca Municipal. Realçando a importância dos seus colaboradores, a directora referiu-se ao próximo número do Boletim Cultural, do qual depende o empenho e dedicação de todos, e que irá comemorar, no próximo ano, o seu Cinquentenário. “No Presente de 2008 empreenderemos uma viagem  através dos 41 números do Passado do Póvoa de Varzim – Boletim Cultural, contando com a sua continuidade no Futuro. Ele representará a fusão dos tempos, as suas páginas guardarão marcas do Passado, transmitindo-as de uma a outras épocas”, concluiu Conceição Nogueira.

boletim 02

Nesta sessão de apresentação, também foi reconhecida a dinâmica e eficácia de Manuel Costa, coordenador editorial, no rigor informativo e histórico dos artigos que integram o boletim. Grande parte dos autores dos artigos marcaram presença e manifestaram publicamente a sua felicidade em terem contribuído para uma publicação de tão elevada qualidade que irá enriquecer a biblioteca e cultura poveiras.