Amanhã, dia 3 de janeiro, às 10h00, as Tricanas Poveiras vão Cantar as Janeiras, no Mercado Municipal. A ação põe fim à programação do Mercado de Natal que, desde 6 de dezembro contou com diversas iniciativas para animar aquele espaço comercial contemplando o público com algumas surpresas. Durante todo este período de festa no Mercado Municipal, uma percentagem do lucro obtido pelos comerciantes do espaço reverterá a favor de uma instituição de solidariedade poveira. O valor angariado também será entregue este sábado.

De forma a preservar a tradição, todos os anos, o Pelouro do Desenvolvimento Local promove um encontro com a participação de várias associações poveiras que percorrem ruas da cidade para “Cantar as Janeiras”. Este ano, esse encontro dá-se no próximo dia 10 de janeiro.

Assim, a partir das 16h00, as várias associações irão atuar nas zonas comerciais da cidade e, entre as 17h00 e as 19h00, todos os grupos vão apresentar o seu repertório no Largo Dr. David Alves.

Participam nesta iniciativa organizada pela autarquia: Rancho Folclórico de Santa Eulália de Beiriz; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura; Leões da Lapa, F. C.; Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”; Associação de Desporto e Cultura Juvenorte; Associação Cultural e Recreativa da Matriz; Rancho Folclórico de Aver-o-Mar; Grupo Folclórico de Danças e Cantares “Os Camponeses de Navais” e Banda Musical da Póvoa de Varzim.

Também em Navais, no Salão junto à Igreja, vai realizar-se o XIV Encontro de Cantares de Janeiras e Cantares ao Serão à Capela. A atividade terá lugar no dia 25 de janeiro, domingo, às 15h00, e terá a participação dos seguintes grupos: Rancho Regional S. Salvador de Folgosa (Maia); Grupo Folclórico de Bustelo (Penafiel); Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa Sr.ª Aparecida (Lousada) e Grupo Folclórico “Os Camponeses de Navais” (Póvoa de Varzim).