Presentes estarão os 3 jovens das entidades convidadas, de idades compreendidas entre os 16 aos 21 anos, e são: Lar Mãe de Deus, São Miguel – Açores; Associação Chão dos Meninos – Évora; ADM Estrela – Guarda; ACAPO (Associação dos cegos e Amblíopes de Portugal) – Lisboa.

O desafio apresentado às quatro equipas é o de construir cada uma um projeto para ser implementado no território selecionado (Centro Ocupacional da Lapa), em função do diagnóstico de problemas e oportunidades que venham a encontrar durante o seu desafio, os quais serão apresentados a um júri, que analisará e escolherá o projeto vencedor para vir a ser implementado.

Criado em 2010, o Prémio de Voluntariado Jovem do Montepio, tem vindo a distinguir, reconhecer, promover e divulgar o voluntariado jovem através do estímulo à apresentação de projetos inovadores nas áreas solidariedade e saúde, economia social, educação e formação.