O Município da Póvoa de Varzim colaborou na iniciativa organizando o peditório pelas diferentes paróquias do concelho, sendo o Município do distrito do Porto que assegurou o maior número de caixas mealheiro apurando o valor de 2441,19 €.

A Europacolon Portugal reconheceu que o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim “foi fundamental tendo contribuído para alertar a população em geral da incidência e prevalência da doença e para o trabalho que a Europacolon Portugal tem vindo a desenvolve em Portugal”. Destacou ainda “o excelente trabalho realizado pelos vossos Técnicos que, de forma exemplar, contribuíram para que esta atividade se pudesse concretizar”.

A Europacolon Portugal – Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino – é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que promove a prevenção do Cancro do Intestino, difundindo o conhecimento da doença, os seus sintomas, a vantagem do diagnóstico precoce, as atitudes preventivas adequadas e promove o apoio aos pacientes, familiares e cuidadores, assim como o esclarecimento dos seus direitos.

O Cancro do Intestino, também denominado por Cancro Colo-Rectal (CCR), é a segunda forma mais comum de cancro em Portugal (cerca de 7000 novos casos por ano). Diariamente morrem entre 10 a 11 pessoas com cancro Colo-Rectal, o que seria evitado se a doença fosse diagnosticada precocemente.

Embora de âmbito nacional, a Europacolon Portugal está sediada no Porto, colocando ao dispor da população diversos projetos e serviços, com preponderância no âmbito social, educacional e de promoção da saúde. Saiba mais em www.europacolon.pt