As inscrições, com um número limite de 50, podem ser feitas na Casa da Juventude. Organizada pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, em conjunto com a Câmara Municipal, a Praça dos Pintores compreende dois escalões, sendo que no Escalão A podem participar jovens dos 14 aos 17 anos e no Escalão B jovens dos 18 aos 27 anos. Os materiais são fornecidos pela Associação, excepção feita aos participantes que não se incluem em nenhum dos dois escalões, devendo, por isso, trazer os seus próprios materiais. O melhor trabalho em cada escalão, que deverá respeitar o tema deste ano – “Perspectivas” – , é premiado com 300€.

Organizada pela primeira vez em 1995, a Praça dos Pintores é um espaço de manifestação artística multicultural, já que, este ano, participam também jovens das cidades de Montgeron e Eschborn, com quem a Póvoa celebrou acordos de geminação. É, portanto, uma forma de promover o intercâmbio cultural e de cultivar as relações de geminação entre o município e as cidades amigas, no mês em que se assinala o Dia da Europa (comemorado a 9 de Maio) e o Ano Europeu da Igualdade e Oportunidade para Todos.