Organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas, este concurso de pintura assinala, desde 1995, o Dia da Europa na nossa cidade, contando com a participação de jovens das cidades geminadas.

Francisco Casanova, Presidente da Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas, sublinhou “a relevância da iniciativa como instrumento pedagógico e cultural, como ferramenta de cidadania e espaço de intervenção e reflexão para as novas gerações”.

O Presidente da Associação explicou que “em cada ano é proposto um tema associado à Europa e, a partir daí, os jovens são estimulados, pelo enquadramento e pela disponibilidade de recursos, a expressar o seu sentimento e experiência através da pintura”.

Para Francisco Casanova, “a experiência é mais enriquecedora, dada a presença de jovens alemães, da cidade de Eschborn (perto de Francoforte), com quem a Póvoa de Varzim tem um acordo de geminação. A expectativa é que as três dezenas de participantes tenham aproveitado e regressem em próxima iniciativa, com mais vontade de se expressar a construir uma Europa mais coesa”, transmitiu.

“Contra o Desperdício – Pintar, Pintar” foi o tema proposto e a partir do qual os participantes, divididos em dois escalões (A, dos 14 aos 17; e B, dos 18 aos 27 anos), puseram mãos-à-obra e produziram as suas telas.  

De 2 a 17 de junho, os trabalhos resultantes do dia 10 de maio estarão expostos, no Diana Bar, e, no dia 17 de junho, serão revelados os nomes dos vencedores e entregues os prémios.

Mais do que um concurso, e num sentimento partilhado por todos os participantes, a Praça dos Pintores é um espaço de convívio onde muitas amizades foram já cimentadas entre jovens poveiros e jovens provenientes das cidades com quem a Póvoa mantém relações de geminação, Montgeron, Eschborn e Malta.