O tema do concurso é: LIVRE, mas no quadro europeu. Um desafio à criatividade, à liberdade de pensamento e a afirmação da cidadania europeia. Organizado pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim/ Cidades Geminadas, o Concurso de Pintura vai decorrer ao longo do dia 11 de maio, sábado, na Biblioteca Diana Bar.

Os interessados em participar, deverão preencher a Ficha de Inscrição e entregar no Atendimento da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, na Praça do Almada, ou enviar, através de correio eletrónico, para geminacao@gmail.com até ao dia 20 de abril de 2019. Consulte o Regulamento/ Ficha de inscrição, disponível aqui.

A Praça dos Pintores está dividida em dois escalões: A (14, 17 anos) e B (18, 30 anos) e serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados de cada escalão, distribuídos da seguinte forma: Escalão A – 1º prémio, 300,00€; 2º prémio, 180,00€; 3º prémio, 80,00€; Escalão B – 1º prémio, 500,00€; 2º prémio, 200,00€; 3º prémio, 100,00€. O júri pode decidir atribuir Menções Honrosas.

Os trabalhos premiados e os restantes farão parte de uma exposição final a realizar no Diana Bar.

A Praça dos Pintores é organizada com o propósito de promover o intercâmbio cultural e tem lugar anualmente em maio no âmbito das comemorações do Dia da Europa. Conta quase sempre com a participação de jovens provenientes das cidades com quem a Póvoa mantém relações de geminação.