Sendo assim, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o serviço de Atendimento da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim ou para o endereço electrónico geminacao@gmail.com. Todos os trabalhos deverão ser desenvolvidos durante o concurso, sendo que cada participante poderá entregar para avaliação apenas uma tela (a organização fornecerá duas telas).

O concurso dará lugar a uma exposição, também no Diana Bar. Entre os dias 19 de Maio e 19 de Junho, os trabalhos vão encontrar-se naquele espaço prontos a serem apreciados, já que é reconhecida a qualidade de muitos jovens que, ao longo dos anos, têm participado nesta actividade.

Já em Junho, no dia 17, irá decorrer a entrega de prémios. O Diana Bar será, mais uma vez, o espaço anfitrião para este momento.

Esta será a 17ª edição da Praça dos Pintores, um projecto da Associação de Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas e que conta com o apoio da autarquia. Nesse fim-de-semana é promovido o intercâmbio cultural entre os jovens participantes e a amizade criada entre todos é notória, bem como a interacção entre pintores e público, que habitualmente se desloca ao local para assistir ao desenvolvimento das obras.