O autarca afirmou que os laços com o BNI estão cada vez mais fortes e que a criação de um estatuto especial para o município como Membro Honorário veio reforçar essa ligação. A presença da Vereadora Lucinda Amorim nas reuniões permite a resolução de determinados problemas de forma mais célere. Para Aires Pereira, os negócios são incompatíveis com burocracia. Por isso, o município tem tentado diminuir os trâmites legais para uma maior rapidez na resolução de problemas.

Mas, a novidade anunciada pelo Presidente da Câmara prende-se com a requalificação do Bairro da Matriz. O edil adiantou que no próximo dia 1 de março será apresentado publicamente o projeto para aquela zona da cidade e que todos estão convidados a participar. Nesta apresentação vão poder ser esclarecidas dúvidas quanto a financiamentos para a recuperação de imóveis e abertura de negócios, por exemplo. Aires Pereira considera que esta será uma oportunidade para diversos profissionais, desde arquitetos a construtores, decoradores, comerciantes, todo um manancial de negócios.

O autarca referiu, ainda, o Portal da Economia, uma plataforma criada para que os empresários do concelho se conheçam. Existem 3700 empresas registadas na Póvoa de Varzim e, muitas vezes, as pessoas não conhecem o negócio da porta ao lado podendo estar a perder eventuais parcerias que podem ser benéficas.

A abertura do evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino.

A III Conferência BNI juntou cerca de 170 empresários sediados na Maia, Braga, Barcelos, Vila do Conde, Leça da Palmeira, Viana do Castelo, Esposende, Matosinhos, Famalicão e Senhora da Hora.