A sessão de abertura, na sexta-feira, contou com a presença de Marco Barbosa, Vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Vítor Dias, Diretor Regional do IPDJ IP., Alcides Cacheira, da ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local e Marco Santos, da FAJDP – Federação das Associações Juvenis Distrito Porto e Agência Nacional ERASMUS + JÁ FNAJ.

Além dos debates em torno da juventude, educação não formal e cidadania o fórum proporcionou a interação dos participantes com diversas entidades parceiras, nomeadamente, a Federação Nacional das Associações Juvenis, a ANIMAR; a Agência Nacional JÁ ERASMUS + e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, IP.

Durante dois dias, o Diana-Bar acolheu uma mostra associativa, assim como workshops, fóruns e mesas redondas.

A tarde de sábado foi preenchida com momentos de animação que estiveram a cargo da Associação Juvenil Ethos, Pathos, Logos, com teatro, energizer com o Grupo Recreativo de Regufe, e demonstração pela Academia de Kung-fu da Póvoa de Varzim, a que se seguiu a sessão de encerramento do evento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

O edil começou por manifestar a sua preocupação em perceber se as políticas de juventude por si adotadas correspondem aos desejos e à perspetiva que os jovens têm da cidade onde querem viver, ou seja, perceber se é capaz de interpretar o que a juventude realmente deseja.

Neste sentido, o Presidente transmitiu que consegue auferir algumas respostas às suas dúvidas nos desafios que o Município lhes vai propondo, nomeadamente, através do Orçamento Participativo Jovem. Assim sendo, explicou aos jovens que “nada melhor do que colocar à vossa disposição um valor financeiro que vos permite sonhar e dar o vosso parecer e ao Município poder ajustar a sua máquina poderosa de investimento no nosso concelho aos vossos desígnios”.

A este propósito, lembrou que, nos últimos três anos, inúmeras iniciativas ganharam vida, esclarecendo que “a Câmara não tem qualquer influência neste processo pois são os próprios jovens a escolher e votar os projetos” e concluindo que “esta é uma forma que nós temos de demonstrar a nossa disponibilidade”.

Aires Pereira deseja que os jovens “se continuem a mobilizar por causas e objetivos”, apelando à criatividade e dizendo-lhes que “estou sempre disponível para vos ouvir, para vos sentir e, de alguma forma, corresponder áquilo que vocês desejam que seja a Póvoa de Varzim”.

O autarca transmitiu ainda que “tenho consciência que na Área Metropolitana do Porto, em que estamos inseridos, somos um dos concelhos mais jovens e com uma vida associativa ímpar, uma maneira singular de nos entendermos e criarmos sinergias”.