Mas o momento marcante da noite foi a apresentação, pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, do projeto de execução do Parque Desportivo de Balasar.

O Presidente transmitiu que se trata de “uma intervenção numa zona particularmente bonita, no cimo da freguesia, que irá ficar bem servida de acessos e que nos permite edificar uma estrutura que orgulhará, naturalmente, o concelho e todos aqueles que tiverem a oportunidade de defender as pessoas de Balasar e da associação nas diversas competições em que participam”.

À medida que eram exibidas imagens do projeto, Aires Pereira explicou que “o projeto é constituído por dois espaços: um campo de futebol com relvado sintético, iluminação e duas bancadas; um campo de futebol de 7, que permita a utilização pelas camadas jovens e por grupos informais que queiram jogar futebol. Este espaço poderá constituir como uma zona de renda para a própria associação. Temos os balneários, um bar de apoio nos balneários e uma zona de estacionamento. Há outro bar, muito importante para a sobrevivência económica da associação para que as pessoas que frequentem o espaço possam utilizar”.

O Presidente da Câmara revelou que “todo este investimento está orçado em mais de 600 mil euros. É uma obra que o Município levará a efeito e a partir daqui temos condições para durante o próximo mês abrir o concurso público para a sua execução”.

Aires Pereira anunciou que tem intenção de ter tudo pronto para dar início à obra no mês de maio.

Depois da apresentação do Parque Desportivo, o Presidente da Junta de Freguesia, José Araújo, constatou que “valeu a pena esperar” e que se trata de um projeto “que a todos nos orgulha”.

Neste sentido, referiu que a construção do campo de futebol, há muito reivindicada pelos balasarenses, estava a ser cumprida: “os primeiros passos já foram dados com a aquisição pela Junta de Freguesia dos terrenos para a construção do campo de futebol, terraplanagens e furo para abastecimento de água”.

Para o Presidente da Junta, “Balasar merece ser dotado de um dos melhores campos do concelho tanto pelo número de equipas como pelo número de praticantes e o seu historial desportivo”.

Seguiu-se a cerimónia de tomada de posse da nova Direção da Associação Desportiva e Cultural de Balasar, presidida por José Cancela, a apresentação do Hino da Associação e do novo cartão de sócio.

A Gala contou com animação musical do grupo Calipígia, formado por jovens balasarenses, e ainda DJ Charly.