Esta visita contou com a presença do Presidente da Junta, Paulo João Silva, e insere-se no âmbito do compromisso assumido por Aires Pereira de promover uma política de proximidade coesa em todo o concelho.

Ao longo da visita, o Presidente da Câmara Municipal teve a oportunidade de verificar a instalação de rede de saneamento na vila, uma obra com um custo global de cerca de 1 milhão e 800 mil euros, assim como o estado dos arruamentos que mereceram intervenção, nomeadamente a Rua de Santo António, Rua Senhora do Rosário e Rua Moinhos de Vento.

Decorrida a época de inverno, impõe-se agora corrigir o impacto que a mesma teve, ao nível do abatimento dos pavimentos, de forma a garantir que as condições de habitabilidade e de circulação se mantêm. É o caso dos dois arruamentos disponíveis abaixo, que ficaram visivelmente afetados e que, por isso, vão ser reabilitados com a maior brevidade possível.

Dando continuidade a esta política de melhoria da qualidade dos acessos na freguesia, Aires Pereira decidiu avançar ainda com a repavimentação de mais três arruamentos – Rua da Escola Nova, Rua Vale Maior e Rua da Via Sacra. Estas obras, que arrancam em breve com uma duração prevista de apenas três meses.

Esta foi também uma oportunidade para o Presidente da Câmara conversar com alguns moradores e perceber o impacto positivo que estes investimentos têm na qualidade de vida de todos. Apesar dos constrangimentos inerentes às obras, é consensual no seio da comunidade a ideia de que o resultado não poderia ser mais satisfatório para a vila, já que São Pedro de Rates ganhou agora uma recolha de águas pluviais mais eficiente e uma maior amplitude de vias, como pode ser verificado através da fotogaleria.