Atualmente, o maior investimento do Executivo Municipal na freguesia é o da instalação do Subsistema da Rede de Drenagem de Águas Residuais Domésticas. O Presidente da Câmara salientou a importância de termos uma rede de saneamento que cubra, com qualidade e eficiência, a freguesia de São Pedro de Rates. Neste sentido, ficou a garantia de que no próximo ano se completaria também a instalação da rede de saneamento na rua de acesso ao campo de futebol.

Ao longo da visita conduzida pelo Presidente da Junta de Freguesia, Paulo João Silva, o Executivo Municipal acompanhou o progresso de outras intervenções, é o caso da instalação da rede de saneamento de água na Rua Azenha do Pego, o campo de futebol e a ecopista.

Para o próximo ano, prevê-se também a repavimentação de outros arruamentos em São Pedro de Rates, como por exemplo a Rua de Santo António e a Rua Caminho de S. Pedro, bem como a requalificação do Parque Verde. Em relação a esta última, serão recuperados igualmente o Moinho de Vento e a Fonte do Pedro.

O Presidente da Câmara reiterou o seu empenho em cumprir todos os seus compromissos de modo a melhorar a qualidade de vida a todos os poveiros que residem em São Pedro de Rates. Aires Pereira lembrou alguns dos investimentos que, nos últimos anos, empreendeu na freguesia – o relvado sintético do Ringue Desportivo, a recuperação do espelho de água do Monumento à Família, a pavimentação da Travessa do Cerco e o alargamento de diversas vias em toda a freguesia, designadamente na Rua da Escola Nova e Rua da Cova da Andorinha.