“Juro, como português e como militar, guardar e fazer guardar a Constituição e as leis da República, servir as Forças Armadas e cumprir os deveres militares. Juro defender a minha Pátria e estar sempre pronto a lutar pela sua liberdade e independência, mesmo com o sacrifício da própria vida”. Estas palavras ecoaram, em alto e bom som, na Escola Prática dos Serviços da Póvoa de Varzim, na passada sexta-feira, altura em que 168 soldados-formandos fizeram o juramento de bandeira.

Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, esteve presente nesta cerimónia, para a qual são convidados os familiares e amigos dos soldados-formandos para testemunhar, o que é considerada no Exército, a grandeza de uma meta atingida.

A cerimónia, repleta de simbologias e emoção de familiares e soldados, incluiu um desfile militar e o juramento público de fidelidade aos valores nacionais perante a Bandeira Nacional.

A Escola Prática dos Serviços da Póvoa de Varzim ministra tirocínios, estágios e cursos de formação e qualificação nas áreas de Reabastecimento, Transportes, Manutenção, Saúde, Serviços de Campanha, Finanças Públicas e Pessoal e Secretariado, para a formação de Oficiais, Sargentos e Praças do Exército. Garante o aprontamento da Companhia de Reabastecimento e Serviços das Forças de Apoio Geral.