José Macedo Vieira fez-se acompanhar do vereador do Pelouro do Turismo, Afonso Oliveira, e do cantor poveiro Dulcídio Marques, que viria a participar na tarde de convívio que se realizou na sede da Casa dos Poveiros, no último dia da visita.

O programa de três dias foi bastante preenchido, tendo começado na sexta-feira, dia 6, com a recepção da delegação da Câmara Municipal no Consulado Geral de Toronto e na Câmara Municipal da cidade, onde foi recebida pelo vereador Adam Giambroni. Seguiu-se uma visita ao parlamento provincial e a tarde acabou com duas entrevistas concedidas pelos autarcas poveiros ao canal de televisão FPTV-SIC International e à estação de rádio CIRV 88.9 FM.
O dia de sábado, 7, começou com mais uma oportunidade de divulgar a Póvoa de Varzim em Toronto, através de outra entrevista, desta vez à rádio CHIN 100.7 FM. Para além desta entrevista, o dia de sábado foi aproveitado para contactos mais directos e informais com a comunidade poveira.

O último dia foi, de novo, ocupado com uma preenchida agenda de actividades, que se concentrou na sede social da Casa dos Poveiros, onde a tarde foi totalmente preenchida com as celebrações dos 20 anos da instituição. Para assinalar a data, foram muitos os poveiros radicados nesta cidade canadiana que se juntaram ao almoço-convívio e à festa que se prolongou tarde fora, com a actuação de Dulcídio Marques e dos ranchos infantil e juvenil da Casa dos Poveiros.

As palavras que José Macedo Vieira dirigiu à vasta plateia foram atentamente seguidas, por quem insiste em manter vivos os laços que os ligam à sua comunidade de origem. A Póvoa actual, as obras mais recentes, as transformações sociais, as actividades culturais que têm transformado e enriquecido esta cidade foram alguns dos aspectos focados por Macedo Vieira, que, com esta visita, reforçou a ligação dos poveiros à sua terra e demonstrou o apoio que a Câmara Municipal desde sempre deu aos seus cidadãos espalhados por várias partes do mundo, neste caso concreto, no Canadá.