Aires Pereira começou por confessar que não estava preparado para este “dia especial” porque está “mais habituado a homenagear do que ser homenageado”.

No seu discurso, começou por agradecer a distinção que considerou “dirigida aos poveiros”, referindo que existe uma relação muito próxima entre a nossa comunidade e as Forças Armadas – Exército e Marinha –, “feita sobretudo de afeição”.

E a propósito desta proximidade, o autarca transmitiu que “há mais de um século, a Póvoa de Varzim lutou para acolher, bem no coração da cidade, uma unidade militar, que entre nós, geração após geração, foi sempre identificada como «o nosso Quartel». A Póvoa de Varzim tem, de facto, esta relação, secular, com as Forças Armadas: feita de afeição, de identificação, de cumplicidade, de total sintonia”.

O autarca reconhece mesmo que poucos “municípios portugueses podem orgulhar-se desta situação, de verdadeiro privilégio”, acrescentando que “se alguém deve estar reconhecido a outrem, é o município às Forças Armadas”. Assim sendo, considera-se “devedor” e garante que tudo fará para “saldar a dívida que, a título pessoal, hoje contraio”.

E sobre a relação futura com as Forças Armadas, o Presidente manifestou a intenção de que esta se mantenha estreita e profícua: “a Escola dos Serviços continuará a contar com o apoio da autarquia. A interação município/Escola dos Serviços é o caminho que queremos continuar a trilhar e a aprofundar”. Além disso, “A Póvoa de Varzim não deixará nunca de ser terra de mar e das atividades com ele relacionadas, nas vertentes da educação, da cultura, do desporto, do turismo e da gastronomia”.

Por último, referiu-se àquela que foi a primeira utilidade que os poveiros descobriram no seu mar: a pesca, garantindo que “nós não queremos um mar sem pescadores e sem pesca. A cidade perderia não apenas um segmento económico importante, perderia igualmente, um importante pilar identitário e cultural”.

O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas afirmou que “é sempre com sentimento de profundo respeito e de grande alegria” que visita a Póvoa de Varzim e hoje, “com particular satisfação” para homenagear o Presidente da Câmara “pelo seu relevante contributo para o cumprimento da missão das Forças Armadas”.

O Almirante António Silva Ribeiro constatou que o autarca “vem preservando e incentivando um excelente relacionamento institucional com as Forças Armadas Portuguesas, promovendo e apoiando atividades que reforçam o prestígio da instituição militar na região norte”. Referiu-se ainda à “excelente cooperação institucional com a Autoridade Marítima e a Marinha”, destacando o apoio concedido nas comemorações do Dia da Marinha, nesta cidade, em 2017, altura em que a Marinha assinalava 700 anos da sua criação formal. Fez questão ainda de salientar “o excelente relacionamento com a Escola dos Serviços do Exército com quem a autarquia tem desenvolvido uma colaboração abrangente e profícua”.

O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas reconheceu que a relação do Presidente com a instituição militar “tem sido sempre pautada por excelentes relações humanas sendo, consequentemente, um credor da estima, consideração e respeito dos militares que servem a Póvoa de Varzim”.

Neste sentido, o Almirante António Silva Ribeiro concluiu que “pela postura pautada pela permanente disponibilidade, excelente relacionamento e sempre empenhada colaboração fiz questão de reconhecer o relevante contributo de Vossa Excelência para o prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas, atribuindo-lhe a Cruz de S. Jorge, medalha privativa do Estado-Maior General que hoje tive o prazer de lhe impor. Estou convicto que continuará com a mesma dedicação a promover o fortalecimento da ligação da Póvoa com o mar e da relação do município e da região com as Forças Armadas”.