Do programa comemorativo constou, ao final da tarde de sábado, 11 de janeiro, uma celebração eucarística na Igreja de Santo António dos Pobres, seguida de uma sessão de boas-vindas no Salão Nobre da Casa dos Poveiros com a presença do Cônsul de Portugal, Jaime Leitão, e do Vice-Presidente da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, Renato Figueiredo. Ao final da manhã de domingo, 12 de janeiro, Aires Pereira descerrou a placa de homenagem póstuma ao antigo Presidente da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, Carlos César Santos, mais conhecido por “Carlinhos”. A este momento, seguiram-se o almoço de aniversário e espetáculo do Rancho Poveiro.

Durante o espetáculo, Aires Pereira fez uma intervenção na qual agradeceu a presença de todos neste aniversário, constatando que “a vossa presença é o melhor estímulo e ânimo para que o Rancho Poveiro tenha atravessado o Atlântico para partilhar convosco aquilo que é a nossa cultura, as nossas tradições, em suma, a Póvoa de Varzim”.

O Presidente da Câmara revelou que “é sempre um grande conforto de estar aqui convosco. Por isso, sempre que há um número redondo para celebrar fazemos questão de cá trazer o Rancho Poveiro. São 34 elementos que estão aqui connosco e que, ao longo de um ano, se organizaram e ensaiaram para trazer até vós um pouco do cheiro do mar da Póvoa. Vir até ao Rio de Janeiro, trazer este grupo de pessoas e poder partilhar convosco este sentimento é algo que tenho feito enquanto responsável autárquico”, lembrou.

Aires Pereira fez ainda um apelo a todos os presentes: “dentro da disponibilidade de cada um, ajudem a Casa dos Poveiros a continuar e a continuar a ser uma casa de encontro. É preciso que a ajuda venha de fora para dentro e nos juntemos todos à volta de quem vier a ter responsabilidades na direção e destinos desta Casa”. Deixou também a certeza de que “o Presidente da Câmara estará sempre do vosso lado e disponível para vos ajudar”, acrescentando que “farei questão de estar presente na cerimónia da tomada de posse do próximo Presidente desta Casa para dessa forma poder dar o estímulo, apoio e consideração que merecem todos aqueles que dão um bocadinho de si e do seu tempo para a preservação deste espaço”.

Terminou pedindo um minuto de silêncio por Carlos César Santos.