Aires Pereira revelou que esta intervenção se insere no investimento da autarquia na valorização do Bairro da Matriz, que ascende já a 2 milhões e meio de euros, e que contribuiu para a requalificação de mais de 17 arruamentos, o equivalente a mais de 14 mil metros quadrados. Trata-se de uma grande aposta na melhoria das condições de acessibilidade e qualidade de vida de quem reside e circula neste que é “o coração da nossa cidade”, declarou o Presidente da Câmara.

Esta progressiva pedonalização dos nossos centros urbanos advém da política de mobilidade sustentável do nosso Município e, simultaneamente, da preocupação em tornar o concelho, cada vez mais, socialmente inclusivo; designadamente para atender às necessidades das pessoas com deficiências motoras, incapacidades físicas, crianças, carrinhos de bebé e idosos. “Só assim podemos continuar a afirmar-nos como um Município sem barreiras, uma cidade de todos para todos”, referiu Aires Pereira, “uma cidade 15 minutos que, a pé e de forma rápida, nos permite estar perto de tudo e fazer com que os nossos centros tenham vida e movimento”, referiu o Presidente da Câmara.

Ao todo, o centro da cidade da Póvoa de Varzim ganhou cerca de 700 lugares de estacionamento, dos quais mais de 200 pertencem ao recém-criado parque de estacionamento gratuito junto ao Hospital. “A cidade da Póvoa de Varzim tem um total de 7900 lugares de estacionamento, à superfície, em parques cobertos, gratuito e pago”, garantiu o Presidente da Câmara Municipal, “por isso, esta inauguração marca também um momento de mudança na forma como será disponibilizada informação aos munícipes, turistas e visitantes sobre o estacionamento, já que estão a ser instalados, nas duas entradas principais da nossa cidade, painéis digitais com a atualização em tempo real da disponibilidade dos parques”. Esta é mais uma aposta na modernização e digitalização e um passo no sentido de consolidar a Póvoa de Varzim como smart city, já que esta informação também estará disponível na APP Póvoa de Varzim.

O Parque será totalmente público e explorado pela autarquia em regime low cost, com avenças diurnas, noturnas, mensais e anuais, às quais se junta a modalidade do Cartão de Residente. De acordo com o Regulamento, esta modalidade concede aos residentes dos arruamentos que foram intervencionados no Bairro da Matriz onde houve supressão de estacionamento e que não dispõem de garagem própria, um regime mais favorável e de acesso ao parque 24 horas.

A abertura do Parque de Estacionamento da Matriz contou, ainda, com a atuação da Banda Musical da Póvoa de Varzim que abrilhantou o momento inaugural.